Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Sobe a alíquota da Contribuição de desoneração da folha de pagamento

Recente alteração da lei nº 12.546/11, promovida pela Medida Provisória nº 669/15, mais que dobra as alíquotas da Contribuição Previdenciária sobre Receita Bruta, porém à torna facultativa

Publicado por Felipe Dias
há 9 anos

Com a publicação da Medida Provisória nº 669, em 27 de fevereiro de 2015, o governo anunciou o aumento das alíquotas da contribuição substitutiva da incidente sobre folha de pagamento, ou seja, a Contribuição Previdenciária sobre Receita Bruta[1].

A medida faz parte do plano do governo em recuperar a receita perdida com as desonerações que foram marco do último mandato da Presidente Dilma Rousseff.

Com a mudança, os setores que hoje estão submetidos à alíquota de 1%, a partir de junho deste ano, passam a recolher 2,5% sobre a receita bruta de suas operações, já os contribuintes que recolhem 2%, a partir da mesma data estarão submetidos à nova alíquota de 4,5%.

Em outras palavras, o tributo foi aumentado em 150% para quem recolhe 1% sobre a receita, e em 125% para aqueles setores que contribuem com 2%.

Apesar do aumento, nem todas as modificações trazidas pela MP foram negativas, eis que a contribuição passou a ser facultativa.

Com a inclusão dos novos dispositivos[2], os contribuintes passam a fazer opção pela contribuição sobre folha ou sobre receita mediante o pagamento da nova contribuição em janeiro de cada ano, ou a primeira competência subsequente para a qual haja receita bruta apurada.

Uma vez feita a opção, esta será irretratável até o fim do ano-calendário, similarmente ao que acontece com o imposto de renda nas modalidades real e presumida.

Vale a pena ainda destacar que, excepcionalmente neste ano (2015), a opção pela incidência da Contribuição Previdenciária sobre Receita Bruta deverá ser realizada mediante o pagamento do tributo relativo à junho, ou à primeira competência que haja receita bruta apurada.

No caso de contribuintes que estão submetidos à apuração segmentada da receita em razão da atividade, incluindo-se tanto na submetida à 1% quanto à de 2% (hoje em dia), a opção pela nova modalidade ou pela antiga deverá ser aplicada à ambas, não permitindo-se recolher parte pela contribuição incidente sobre receita e parte sobre folha de pagamento.

Por fim, no que tange a desoneração de folha, a legislação dispôs sobre as empresas de construção civil, regulamentando dois aspectos.

O primeiro é o momento de opção pela nova contribuição ou pela antiga sobre folha, que será manifestada mediante o pagamento relativa à competência de cadastro do CEI, ou à primeira competência que haja receita bruta apurada.

E o segundo aspecto está na manutenção da alíquota de 2% para os casos das obras matriculadas no CEI no período entre 1º de abril de 2013 e 31 de maio de 2013. A alíquota permanecerá até o término da obra.


[1] Artigo 1º da Medida Provisória nº 669/15.

[2] Parágrafos 13, 14, 15 e 16 da Lei nº 12.546/11, incluídos pela Medida Provisória nº 669/15.

  • Publicações17
  • Seguidores31
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações156
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/sobe-a-aliquota-da-contribuicao-de-desoneracao-da-folha-de-pagamento/170064579

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)